terça-feira, agosto 31, 2004

Lição do dia

O autocarro é um mundo que não pára de me espantar. De manhã estão todos muito mais calmos, mas há sempre alguém que tem a conversa para pôr em dia. Na semana passada foi esta:
Senhor 1: Então está de luto?
Senhor 2 encolhe os ombros como se não houvesse nada a fazer.
Senhor 1: Os meus sentimentos.
Neste momento a observadora (eu) pensa "porra, que falta de sensibilidade, se pudesses ter sido mais abestalhado tinhas sido!"
Senhor 1 - Podiam ter sido uns 4 ou 5...
Observadora pensa "foi alguém que morreu num acidente de carro que podia ter tido consequências mais graves e afinal o gajo sempre conseguiu ser pior"
Senhor 1 - Estava mais furioso com aquele Benfica...
A observadora reflectiu sobre a importância do futebol no quotidiano das pessoas e pensa "aí tens a lição do dia: por mais alto que as pessoas falem tenta abstrair-te e vê se dormes que o teu mal é sono!"

segunda-feira, agosto 30, 2004

O Poema, de Fernando Pessoa

Dentro de mim dorme um poema
Capaz de exprimir minha alma toda.
Sinto-o vago como som ou vento
Embora já esculpido inteiro para sempre.

Sem estrofes, versos ou palavras.
Nem sonhar ainda é.
Mera emoção dele, esfumado apenas
Bruma feliz em volta do pensar.

Dia e noite em meu mistério
Sonho-o, leio-o, de novo o soletro,
E sempre a fímbria das palavras me aborda
Como adejando sua vaga integridade.

Sei que nunca será escrito.
Nem sei, não sei sequer que é.
Mas a sonhá-lo sinto-me feliz,
E alegria, mesmo falsa, é alegria.

No outro dia peguei num livro para começar a ler, de lá de dentro caíu uma folha. Nessa folha estava este poema lindo. Agradeço à minha irmã por se ter esquecido lá dela, pois isso permitiu que eu me cruzasse com O Poema. É engraçado quando lemos as palavras de outrém e encontramos nelas um espelho daquilo que pensamos.

quarta-feira, agosto 25, 2004

Estou revoltada!

Estava a conversar com um colega bloguista, o Bilhas, acerca de um post antigo quando reparei que os comentários que esse post tinha haviam desaparecido. Inocente, ainda pensei que fosse só naquele post. Fui ver os outros e a surpresa de lugar à raiva. Até os comentários do meu primeiro post desapareceram! Sacanas dum raio!
Fui ao site da Haloscan e parece que é normalíssimo, eu é que não tinha lido a parte onde eles dizem que os comentários com mais de 4 meses são arquivados e se eu os quiser recuperar tenho que passar a conta para premium, ou seja, pagar!
Isto não faz sentido nenhum, até porque, para mim, esta coisa dos blogs e dos comentários sempre se baseou num princípio muito importante: era tudo gratuito.
Já pensei em passar a ter só os comentários do Blogger, mas para além de não gostar muito do sistema aí desaparecia mesmo tudo.
Se tivesse aqui alguém da haloscan já lhe tinha feito a folha, é que não se apaga o primeiro comentário que uma pessoa teve assim sem mais nem menos! Filhos de uma grande ***, seus grandes ***, espero que vos **** e que vos custe muito!

terça-feira, agosto 24, 2004

Sonho recorrente

Há uma situação com a qual sonho com frequência. Sonho que estou a fugir, de polícias ou de bandidos, durante a fuga consigo dar saltos enormes e parece que consigo planar.
Nunca me deixo apanhar, mas nunca paro de fugir. Sinto-me mais forte e mais esperta do que aqueles que me perseguem, mas sinto uma ansiedade e um medo terríveis.
Seja que sonho for, quando acordo continuo a sentir o mesmo que sentia durante o sonho. Já acordei e chorei porque chorava no sonho, tive medo porque estava apavorada no sonho e sorri porque no sonho estava feliz. Seja qual for o caso a única recordação que tenho é a do sentimento que estava a experimentar durante o sonho, a situação que provocou esse sentimento desaparece como se fosse através do nevoeiro.
Hoje de manhã a ansiedade e o medo continuavam comigo. Tinha o coração apertado e manteve-se assim durante uma parte da manhã. Depois, da mesma forma que aparece, desaparece. Claro que o dia não vai ser o mesmo, ficam sempre alguns vestígios que só desaparecem na próxima noite.
A única recordação boa que fica destes sonhos é a liberdade que sinto quando estou a planar. Sinto-me mesmo bem, parece que tudo é meu, afinal se posso quebrar a lei da gravidade posso quebrar todas as outras...

segunda-feira, agosto 23, 2004

Baboseira de Ouro

É sempre bom vermos o telejornal, não pela informação pois esta cada vez surge em menor quantidade sendo substituída pelo entretenimento e espectáculo, mas porque se ouvem grandes piadas.
No sábado o atleta português Manuel Silva ficou em antepenúltimo lugar nos 3000m obstáculos. Após essa classificação veio dizer que a deslocação a Atenas tinha sido paga por si, que treinava com sapatilhas rotas e que não recebia quaisquer apoios da sua federação nem do comité olímpico.
No domingo, veio retirar o que tinha dito e ainda acrescentou que se não tinha apoios era porque não os tinha pedido. Polémicas aparte, a situação que me chamou a atenção foi quando o jornalista perguntou ao atleta:
"Isso é um discurso de mea culpa?"
E o atleta, brilhantemente respondeu:
"Não é meia culpa, é culpa total."
Após isto deixo aqui um conselho para o Manuel Silva: rapaz, vê lá se melhoras a corrida e começas a ganhar dinheiro com isso, porque se a tua sobrevivência depender da tua inteligência...

sexta-feira, agosto 20, 2004

Há dias assim...

Há dias em que devíamos acordar, pressentir que ía tudo correr mal, virarmo-nos para o outro lado e voltarmos a dormir até ser manhã outra vez.
Poupávamos chatices, umas quantidade enorme de aborrecimentos e sempre descansavamos.
Se há dias assim, a quarta-feira foi, sem dúvida alguma, um deles. É impressionante como cheguei ao fim do dia e não consegui encontrar rigorosamente nada de bom.
O dia começou logo mal, o que me deixou com uma grande neura. Como diz o povão "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita". O trabalho correu mal, a neura agravou-se, andava com umas trombas de palmo e meio nas quais toda a gente reparava.
Como me conheço minimamente bem, sei que o melhor que posso fazer nessas situações é ficar sossegadinha à espera que passe, é como a chuva, não há nada a fazer. Mas na quarta não deu, tinha coisas a tratar e não pude recolher-me.
Fui para casa e as coisas não podiam correr pior. Devo ter saído no sorteio do progenitor que estava deveras mal disposto, resultado: gritaria, acusações, a irmã a chorar e eu a tentar alienar-me da questão. Estar a dormir há meia hora e ser acordada porque tinha deixado umas coisas (dois tachos) desarrumados na cozinha não é bonito.
Surpreendentemente consegui abstrair-me, não pensar muito na questão e principalmente (a minha grande vitória) não responder para não piorar a situação.
Há muitos provérbios para ilustrar o que me estava a passar pela cabeça, mas há um que lá em casa é muito usado: "há mais marés que marinheiros" e eu preferi não alinhar naquele histerismo.
Como sempre, a mim dá-me com força mas passa-me depressa. No dia a seguir tudo estava bem comigo e a minha atitude era radicalmente diferente. Depois da tempestade veio a bonança...

terça-feira, agosto 17, 2004

Jogos Olímpicos

Sou uma fã do mundo helénico, penso que temos muito a aprender com aquela civilização.
Durante muito tempo não conseguia compreender como é que após os impérios helénico e romano se tinha seguido uma era tão tenebrosa como a idade média. Não fazia sentido esta ordem. Mas afinal o que não faz sentido é o ser humano.
Vi um documentário sobre os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, os originais, onde era dito que quanto mais os Jogos modernos evoluem mais se aproximam da alta fasquia deixada pelos Jogos Antigos.
Naquela altura um atleta podia sobreviver apenas do desporto. Tinha um sistema de prémios e subsídios. Mas apenas os melhores eram atletas. Competir era um prestígio e uma honra. O segundo lugar não servia para ninguém e quem fazia falsas partidas podia ser severamente chicoteado. Os atletas prestavam juramentos a Zeus e eram acompanhados por treinadores pessoais. Como é óbvio, não defendo o chicoteamento, mas quando vemos atletas a recorrerem ao doping (afinal, uma forma de batota) dá vontade de pedir penas muito mais duras.
Qualquer homem livre podia ser atleta, claro que isto tinha implicações, mas estamos a falar do séc. V a.c.
Muitos séculos mais tarde vivia-se, na Inglaterra, a época vitoriana. Durante este período o jogos passaram a ser mais "selectivos". Quem participava não podia trabalhar, nem receber qualquer prémio ou recompensa pelos seus êxitos desportivos. Não era suposto que os cavalheiros participantes se esforçassem demasiado, não ficava bem.
Os trabalhadores eram excluídos porque podiam derrotar os senhores ricos.
Os Jogos transformaram-se numa festa particular de pessoas que se exibiam, onde os melhores tempos efectuados nem sequer atingiam os mínimos actuais.
Muitos anos passaram desde então: Jogos foram boicotados por motivos políticos, atletas foram assassinados em plena Aldeia Olímpica e Jogos foram interrompidos para que a guerra não parasse.
Penso que este último facto é exemplificativo do que vos quis mostrar durante este texto, afinal, durante a época helénica a guerra era interrompida durante os Jogos Olímpicos. Estes eram considerados uma celebração da paz e era necessário assegurar a segurançã de todos os que participassem ou assistissem.
Sei que se eu vivesse naquela altura nem sequer podia votar, mas será que tínhamos que desaprender assim tanto? Será a Humanidade incapaz de acumular experiência? Será o ser humano assim tão estúpido e ignorante?

segunda-feira, agosto 16, 2004

Anita vai de fim-de-semana para o Espinheiro

Este fim-de-semana a Anita foi passear com a família. Fomos para uma aldeia perto de Santarém. Apesar de viver no campo há 7 anos, soube-me bem a mudança ainda que tivesse sido por tão pouco tempo, até porque o campo onde eu moro é um tédio de primeira.
No entanto devia ter percebido que aquilo não podia correr muito bem, afinal estamos a falar da minha família...Os primeiros problemas surgiram antes de sairmos de casa, os gritos "Ana estamos todos à tua espera!" quase não me deixavam raciocinar.
Entretanto as coisas foram correndo dentro do previsto: comiamos, bebiamos, dormiamos. Enfiam, vida de menino Jesus: nas palhinhas deitado ou nas palhinhas estendido.
A cereja no topo do bolo surgiu quando, no domingo à tarde o meu pai decidiu dar o exemplo e ajudar a tirar a mesa. Subia as escadas com duas garrafas vazias de vinho nas mãos. Caíu, cortou a mão, teve que ir para o hospital e ser suturado. Ainda por cima, eu estava a ver o filme "As horas" e fui atraida pelo alarido como uma borboleta pela luz. Resultado não consegui ver o filme e o meu pai ficou com 5 pontos que o impossibilitam de fazer muitas coisas.
Mas estes dias fizeram-me pensar em muitas coisas, em mim, na forma como ando a ocupar o meu tempo, na proximidade do meu aniversário...acho que é melhor aumentar o ritmo do trabalho para ver se a habitual depressão pré-aniversário não tem oportunidade para aparecer. Os outros assuntos que me ocorreram durante o tempo que passei a olhar para as estrelas ou para a paisagem vão aparecer nos próximos posts. Aposto que os conseguem reconhecer, são assuntos típicos de quem não tem nada que fazer e se põe a pensar, baboseiras claro!

quinta-feira, agosto 12, 2004

Adivinha

Na terça à noite estava com vontade de vegetar e por isso pus-me a ver tv.
Como estava quase a adormecer mudei para o canal que me exigia menos esforço mental: a TVI, claro!
Passava pouco das 20h e eu pensei que estivesse a dar o telejornal, mas depois vi uma "coisa" (penso que notícia, reportagem ou peça não são termos indicados) sobre os dez mandamentos do preguiçoso. Parece que até há uma associação acerca disso e como, aparentemente, é algo de extrema importância até foram recolher declarações de pessoas que passavam na rua.
Por tudo aquilo que aprendi na escolinha, isto não pode ser um telejornal. Alguém me sabe explicar o que é?m Estou à espera de explicações dos jovens jornalistas que visitam este espaço, penso que como experts no assunto me consigam ajudar a resolver esta questão.

quarta-feira, agosto 11, 2004

The day to remember

Peço, antecipadamente, desculpa pelo facto de o post estar escrito em inglês, mas não havia outra solução para passar esta mensagem.

An year ago something happened in my life. I never imagined that something like that could happen, specially between the two of us.
We know it was a magical moment that made us smile for a long time. Maybe we shouldn't have done it and probably we shouldn't have repeated it in the following days. But that doesn't matter anymore, it was stronger that us and it's over.
We knew eachother before that, but in the night of the 11th of August of 2003 we discovered eachother in a different way.
The distance between us and the fact that i wasn't ready to go ahead (like you were) forced me to put a full stop in what we had (whatever it was...). A period of pain followed that and we were often mad at eachother. When the situation became more calm we started talking and now we act like friends separated by distance and we still fight. I think that will never change.
Sometimes we talk about what happen and about what might happen when we see eachother. when we do that something still moves inside of me and i know the same happens with you.
No-one, ever, made me feel as special as you did. Next to you, during that brief period, I felt like flying. You made me feel like the most important person in the world. I knew what was love because you showed me and i like to believe that I also showed you a couple of things. I know that you won't forget me, no matter waht happens, and I know that I will never forget you (my heart won't let me do that) no matter who or what will happen.
An year ago you happened in my life.

sexta-feira, agosto 06, 2004

Breve

Já repararam bem na voz da nova cantora da República da Geórgia que canta "this is the closest thing to crazy I have ever been, feeling 22 and acting 17".
Acho a música excelente e a voz da rapariga, cujo nome eu desconheço, fantástica. Para além disso ainda anda a fazer aquilo que eu gostava de fazer, comportar-me como se tivesse outra vez 17 anos. Estes 22 cada vez me parecem mais como 42...
Se alguém me souber dizer o nome da menina ou da música eu agradeço e já sabem que não se oferecem alvíssaras.

quinta-feira, agosto 05, 2004

Dois traços distintos

No outro dia olhei para o céu. Estava azul claro, sem nuvens, por isso não é de estranhar que aquilo que inicialmente me pareceu ser um traço de avião me tenha chamado a atenção. Fiquei durante algum tempo a olhar para ele e a pensar.
Na verdade, reparei depois, eram dois traços, de dois aviões. No príncipio fizeram a sua viagem lado a lado, sem se separarem. A certa altura começaram a afastar-se e quando chegaram ao outro lado do céu já levavam rumos diferentes.
Fez-me lembrar algo que se passou comigo.
Tinha uma amiga com quem andava sempre, íamos para todo o lado. No entanto, e avançando 7 anos, a vida levou-nos por caminhos diferentes.
Ainda existiram tentativas de re-aproximação que resultavam em curtos períodos em que parecia que tudo tinha voltado a ser como antigamente, para depois nos voltarmos a chatear ou a afastar com maior intensidade.
Depois as tentativas começaram a escassear, as discussões a piorar e as reconciliações a enfraquecerem.
Até que a última aconteceu. Parece-me que agora não há retorno e mesmo que volte a haver nunca mais vou confiar nas palavras dela quando me vier dizer "desta vez é a sério, prometo que não volto a afastar e a abandonar-te, vou mudar a minha atitude e dar-te o valor que mereces, afinal és a minha melhor amiga e sei que não agi correctamente".
Acho que desta é de vez.
De qualquer forma, acho que mais vale acabar já com algo do que andar a prolongar uma situação que se anda a arrastar há demasiado tempo. É como um golpe de misericórdia, acabar com o sofrimento do animal que está mortalmente ferido.

P.S. Este post já foi escrito há algum tempo. Apesar de morarmos lado a lado e de nos vermos de vez em quando já não nos falamos. Quando a vejo cumprimento-a, mas não passa daí. Não sei se isto alguma vez irá mudar, só sei que não tenho interesse em me dar com uma pessoa que não me dá o valor que eu acho que mereço. Acho que demorei demasiado tempo a perceber isso.

quarta-feira, agosto 04, 2004

Pum....

Pum...........................................................................
.................................................Pum..........................
...............Pum............................................................
.................................................................Pum..........
Sócrates, o pistoleiro de esquerda, continua a apontar ao próprio pé...

terça-feira, agosto 03, 2004

Laissez faire ou "Anita no centro de emprego"

Hoje fui-me inscrever no Centro de emprego da minha área de residência para poder aceder ao programa de estágios profissionais do IEFP.
Fui uma experiência interessante e digo-vos que se tudo funcionar como ali há muita coisa que fica explicada, tal como o facto de haver tantos desempregados no nosso país.
Estavam lá várias pessoas que tinham recebido uma carta a dizer que lhes tinham encontrado um emprego, mas pareceu-me que nem para todos isto era uma boa notícia. Talvez a perspectiva de começarem a fazer alguma coisa para receberem dinheiro em vez de ficarem em casa a coçar os ditos à custa do subsídio de desemprego não fosse muito animadora. Por exemplo, estava lá um jovem que não podia aceitar a proposta porque ía de férias para fora do país. Porra, eu nem sei quando é que vou ter férias!
Para além de tudo isto fiquei chocada por saber que o síndroma da repartição de finanças (tema a ser debatido com maior profundidade brevemente) está a alastrar, ou talvez só agora é que eu me apercebo da extensão da situação.
Cheguei lá às 9.30 e saí de lá às 11.20. Claro que vocês vão perguntar se eu estive a jogar às cartas com a senhora. Antes fosse...
A inscrição na lista de espera foi rápida só que depois tive que esperar mais de uma hora para ser chamada. Quando percebi como é que aquilo funcionava até fiquei espantada de ter sido tão pouco tempo. Estive 25 minutos num gabinete com uma menina que me fazia perguntas, 20 dos quais à espera que a menina e o computador se entendessem.
As condições daquele Centro de Emprego não são as melhores: os gabinetes pareciam pequenos bunkers, atafulhados até ao tecto e com a tinta a cair das paredes. Apeteceu-me perguntar-lhe porque é que ela não se inscrevia a ver se arranjava um sítio melhorzito, mas talvez a experiência lhe diga que o melhor é estar quietinha...

segunda-feira, agosto 02, 2004

Continuo por cá

Ao contrário do que eu tinha previsto há alguns posts atrás, acabei por ficar na F.P.F.
Depois do estágio curricular que fiz através da escola, estive um mês numa situação algo indefinida em que recebia em géneros (bilhetes para todos os jogos do Euro), há algum tempo atrás fiz uma proposta de ficar a fazer um estágio profissional que acabou por ser aceite.
Estou a ficar preocupada. Será que me estou a transformar numa viciada em estágios? Saio de um para entrar noutro?
A boa notícia é que vou ter um ordenado do qual não me posso queixar e fico cá durante nove meses, com mais três de opção.
Na verdade o Gil até é um tipo fixe, espero que ele não se arrependa por me ter deixado cá ficar. Para ser sincera acho que ele não sabe ao certo quem eu sou, deve pensar que sou a filha de uma funcionária qualquer. De certo modo até gosto que as coisas continuem assim, ouvi dizer que ele é contra ténis e contra calças de ganga...
O mais giro de tudo é que desde que eu disse que já acabei o curso que o meu nome começou a aparecer com um "Drª" atrás. Ainda me sinto algo incomodada com o título e dá-me sempre uma certa vontade de rir com o facto de, subitamente, o tratamento ter mudado tanto. Porém esta mudança é só nos papéis, porque o resto continua na mesma ;-)
Para além de tudo isto, hoje tenho uma chefe nova. A primeira impressão foi boa, vamos ver como é que corre...