quarta-feira, agosto 03, 2005

Anúncio

Caros leitores (ainda tenho dúvidas que seja isso que vocês aqui vêm fazer, mas pareceu-me um início pomposo), chamo a vossa atenção para o facto de o Grande João ter voltado a escrever para esse Grande Blog que é o Autobiografia Venenosa ou a Malícia dos Ignorantes.
Vão espreitar o post dele porque vale a pena.
Agora que ele regressou à escrita, sinto-me espicaçada para voltar postar naquele espaço, portanto mantenham-se atentos pois prevejo o regresso aos bons velhos tempos e a muitos posts completamente ignorantes e maliciosos.

Prioridades

Há dias em que perco a cabeça e fico com vontade de saber o que se passa no nosso país, foi o que aconteceu recentemente.
Então, fui dar um passeio pelos jornais digitais.
Entre outros encontrei títulos que registavam uma explosão numa fábrica que causou 14 feridos, um fogo que ameaçava casas e já tinha alastrado à localidade vizinha, a Comissão Europeia a avisar-nos que temos três anos para corrigir o défice, o facto de o governo considerar inaceitável o protesto da PSP, os possíveis cortes selectivos de água no Algarve, entre vários fogos e a seca que teima em continuar. Ah, por pouco esquecia-me de uma notícia que me chamou a atenção e que dizia que o Aeroporto da Ota estará em funcionamento dentro de 10 a 12 anos.
Recapitulando, temos uma polícia que não pode fazer greve (acho que isto é um direito consagrado num documento qualquer muito importante), o país está a arder, a seca vai abrindo caminho aos fogos e a grande preocupação dos membros dos governo, nomeadamente o Ministro das Obras Públicas, é a Aeroporto da Ota.
Parece-vos normal? É que a mim não, mas talvez seja por eu não considerar que um investimento enorme como um aeroporto seja uma das prioridades do nosso país. Principalmente se tivermos em consideração que já nos aumentaram o IVA, que cada vez pagamos mais por tudo, que os ordenados não crescem enquanto o desemprego e o défice aumentam.
As eleições legislativas decorreram em Fevereiro e apenas 130 dias após a tomada de posse são poucas as pessoas que continuam a confiar neste governo e a acreditar que vai ser capaz de fazer um bom trabalho ou de cumprir algumas das promessas eleitorais.
Agora, surgiu aquilo que no futebol se chama uma chicotada psicológica. O Ministro, ou melhor ex-ministro, Campos e Cunha, alegou cansaço e razões pessoais e abandonou o Governo.
Quanto aos motivos pessoais não me pronuncio, mas é suspeito que eles tenham surgido após a publicação de um artigo no Público que veio agravar o clima de desconforto que já se sentia entre Campos e Cunha e o primeiro-ministro.
Mas quanto ao cansaço, acho que todos compreendemos esta parte. Afinal, nós não trabalhamos directamente com o Sócrates e após meia dúzia de meses já estamos todos fartos dele, imaginem o estado em que o ex-ministro não estaria depois de o ter como chefe após este tempo…
Concluindo, qual é o ensinamento que tiramos deste episódio? Cada um tem as suas prioridades, ou seja, o país arde e afunda-se em dívidas, mas vamos poder comprar aspirinas no supermercado, ter um comboio de alta velocidade e ter um aeroporto novo daqui a 10 anos.