segunda-feira, setembro 11, 2006

WTC

Por estes dias é praticamente impossível não se houvir falar dos atendados que atingiram a cidade de Nova Iorque há 5 anos atrás (parece que foi há tão pouco tempo...).
Eu lembro-me perfeitamente desse dia, estava no quarto da minha irmã com o meu pai e estavamos a ver qualquer coisa no computador, até que a minha mãe, alertada por uma chamada da minha avó, nos disse para ligarmos a televisão...em qualquer canal, davam todos o mesmo.
Demorei algum tempo até perceber o que se estava a passar e quando finalmente reparei que dois aviões tinham atingido as torres gémeas (ainda vi o segundo embate em directo) tive dos piores pensamentos que me recordo de ter tido, pois diante daqueles indícios da devastação que se aproximava eu só consegui lembrar-me que naquele dia Nova Iorque viria abaixo (sei que parece ridículo, mas sempre achei que toda aquela cidade em cima de uma ilha não deve oferecer grande estabilidade...).
Claro que depois de ter fechado a boca, ter sacudido a cabeça e espantado aquele choque consegui finalmente ter uns pensamentos menos egocêntricos.
Sei que não foi dos meus melhores momentos, mas o ser humano é mesmo assim. Perante uma catástrofe desvia o pensamento para outra coisa para ir digerindo o choque a conta gotas.
Ainda que este dia de 2001 tenha mudado, para pior, o mundo (Londres e Madrid foram, mais tarde, tristemente contempladas) os Estados Unidos revelou-se no seu melhor (naquilo que nenhum de nós pensava ser possível com um Presidente como o Geroge W. Bush) e mostrou que é realmente "the land of the free and the home of the brave".
Então como é que é possível que uma nação inteira se una verdadeiramente em torno de uma causa como aconteceu neste caso e se tenha apresentado tão apática durante a catástrofe do furacão Katrina em que as pessoas morriam lentamente enquanto a nação assitia de longe e o Presidente tirava férias em Camp David?

terça-feira, setembro 05, 2006

Palhaçadas, futebol e Mateus

Queria conhecer alguém que, sinceramente, me dissesse que não acha que toda esta situação que se está a passar no futebol é uma grande palhaçada e um concorrente de peso à anedota do século.
No entanto, sei que tudo isto se irá resolver após este espalhafato porque há muito dinheiro à mistura, ainda assim guardo para mim o desejo de que isto não se resolvesse e que a FIFA suspendesse os clubes e as selecções nacionais nas susas competições.
Talvez assim houvesse um terramoto que limpasse o mundo do futebol e talvez assim as pessoas percebessem que o futebol não é uma questão de vida ou de morte.