domingo, novembro 22, 2009

Estou onde quero estar

Este fim-de-semana fui a Setúbal para um jantar de comemoração dos 10 anos que entrámos na faculdade.
Já não via algumas pessoas desde que acabámos o curso, de outras fui tendo notícias por outros colegas, enfim, acabei por me distanciar de quase todas as pessoas, excepto daqueles de quem realmente gosto.
Quando estava a ir para o jantar confesso que ía com um nervoso miúdinho. Acho que ía a pensar em qualquer coisa do género "então e se eu chego lá e vejo as vidas que eles agora levam e percebo que estou a ficar para trás?" (de vez em quando a ideia dos vencidos da vida do Eça assalta-me)
O que a noite me trouxe foi algo muito diferente. Para além de um restaurante muito simpático (Três 15 Dias) tive uns momentos muito divertidos e apesar de olhar à minha volta e pensar "já tive desavenças com metade destas pessoas" não me impediu de manter conversas normais com elas e de perceber que o tempo da faculdade teve muitas coisas boas e más. As boas são engraçadas para recordar e para nos rir-mos neste tipo de jantares, as más tendem a perder relevância e a deixar de importar. Simplesmente aconteceu mas ficou lá atrás, onde pertence.
Quanto ao desenrolar das vidas de cada um. Tenho colegas casadas e com filhos, tenho outras à espera de rebentos, tenho outros prestes a casarem-se e eu ainda vivo (quicás por pouco tempo) na casa dos pais.
E então? Qual é que é problema? De qualquer forma, não era casada e com filhos que eu queria estar agora. Tê-los visto com as suas vidas (algumas completamente diferentes da minha) fez-me perceber que neste momento não é nada daquilo que eu quero para mim. Cada um tem o seu percurso próprio que pode ou não ser distinto daquele que leva a pessoa do lado. Mas cada um tem que percorrer o seu e não querer fazer o dos outros.
Se foi pela tranquilidade alcançada por essa percepção ou se foi das caipirinhas não sei, a verdade é que dormi muito bem e acordei com uma grande satisfação, como já não tinha há muito tempo, a satisfação de saber que neste momento estou exactamente onde quero estar.