segunda-feira, abril 04, 2005

O fim do vigário

Durante alguns dias os olhos do mundo estiveram concentrados numa janela que faz parte de um sumptuoso edifício localizado na praça de são Pedro, na cidade do Vaticano.
Em nome da fé têm sido cometidas as mais variadas atrocidades, em nome de um deus cujas provas de existência residem na fé de cada um.
Eu deixei de acreditar. Pura e simplesmente não encontro motivos para o fazer ou talvez estes tenham desaparecido, quem sabe.
No entanto, a minha descrença, falta de fé ou incapacidade de apoiar a igreja católica não me impedem de ter um grande carinho por este papa e de acreditar que ele é uma das figuras mais marcantes do nosso tempo.
Apesar de esta ser uma igreja cheia de mentiras e hipocrisias cuja Sede se encontra num dos locais do mundo com mais ouro por m2 enquanto fala contra a pobreza, a fome e a guerra, que cometeu tantos crimes, que se manifesta contra os contraceptivos, que continua a relegar a mulher para segundo plano, entre muitas outras atitudes deploráveis...não posso esquecer que é também ela que alimenta a fé de muitas pessoas enquanto lhes dá mais força para viver, que durante este papado foram pedidas desculpas pelas atrocidades cometidas (ainda q o povo diga "as desculpas não se pedem, evitam-se"), mas acima de tudo não posso esquecer a imagem que guardo deste papa como um velhote com um sorriso caloroso que devia poder ter morrido em paz e sem sofrimento, pelo menos espero que assim tenha sido.

Sem comentários: