quarta-feira, maio 19, 2004

A solidariedade é muito bonita...

Na sexta-feira passada deram-me um documento para as mãos onde nos era pedido que angariássemos fundos para apoiar as Aldeias SOS. Como o pedido vinha da FIFA não nos podíamos recusar e como era por uma boa causa dava vontade de dar o nosso melhor. Este foi o meu primeiro erro: motivar-me e acreditar que seria possível.
A ideia passava por encontrarmos patrocinadores que dessem algum dinheiro para esta nobre causa. Como contrapartida da boa acção das instituições seria disposta publicidade no campo onde vai decorrer o jogo Portugal-Gana de sub-21 e que vai ter transmissão directa na RTP. Este jogo é na sexta-feira, dia 21, ou seja, tinha menos de uma semana para conseguir isto. Ainda assim continuei a acreditar. Segundo erro: envolver-me pessoalmente.
Na terça de manhã, depois de ter feito um ofício todo catita, contactei todos os nossos patrocinadores e parceiros pois, em princípio, estes seriam aqueles que mais facilmente apoiariam esta nossa tentativa.
Por outro lado tínhamos que mandar fazer lonas para pôr no estádio e camisolas com publicidade para distribuir. Das mentes iluminadas perante quem nós respondemos surgiu logo a indicação "nós não damos dinheiro nenhum, os custos são para abater naquilo que se conseguir angariar". Terceiro erro: pensar que esta casa iria ajudar alguém.
Entretanto foram surgindo as respostas dos patrocinadores. Não após não a minha esperança foi-se desvanecendo. A minha disposição piorou consideravelmente quando chegou a seguinte resposta: "era o que faltava darmos dinheiro para isso, vão pedir a outros". Bonito, não é?
Ainda assim, consegui que as lonas e as t-shirts fossem de borla. O caso já não parecia tão mal parado, podíamos não angariar nada, mas também não gastávamos e ainda conseguíamos fazer alguma publicidade às Aldeias SOS.
Passados alguns minutos chega uma indicação que me deixou de rastos. Afinal, se calhar, já não ia haver jogo. Parece que o Gana não tem jogadores suficientes para fazer uma equipa. Após a minha perplexidade inicial, percebi de que todo o esforço tinha sido em vão. Fiquei com uma neura brutal, mas não deixei de aprender com a minha experiência e tirei as seguintes conclusões:
1ª Nos dias de muito calor não sou grande fã de trabalhar, prefiro estar numa esplanada a beber um jola;
2ª Esforçar-me para conseguir alguma coisa e chegar ao fim para perceber que foi tudo em vão é uma grande mer...porcaria;
3ª Detesto trabalhar para aquecer;
4ª A minha ingenuidade continua a trair-me e a deixar-me surpreendida;
5ª A solidariedade é muito bonita quando temos visibilidade com isso, ganhamos a fama de sermos bons samaritanos e, principalmente, não gastamos um tostão.

Sem comentários: