domingo, outubro 31, 2004

"Oi Ivete tudo bem?"

Durante a semana passada fui visitar o site da TSF. Estava lá um passatempo sobre a Ivete Sangalo onde nos perguntavam qual tinha sido o último álbum da cantora editado em Portugal. Respondi sem sequer ver qual era o prémio, foi só para me entreter um pouco e desanuviar da entediosa tarefa de vender publicidade num país de tesos.
Só me voltei a lembrar disso quando me ligou uma pessoa do Depto. de Marketing da TSF a dizer que eu tinha sido a vencedora do passatempo. Meio envergonhada pelo meu nível de ignorância, perguntei qual era o prémio e a resposta fez-me sentir uma sortuda: "Você vai poder ir assistir ao concerto da Ivete Sangalo no Coliseu do Porto e depois vai conhecê-la".
Numa semana péssima, foi bom ter um presente destes, especialmente para quem se considera uma pessoa com pouca sorte. Pelos vistos a minha estrelinha achou que eu já merecia qualquer coisa que me animasse e naquele dia brilhou mais um pouco.
Resumindo, terça-feira lá vou eu apanhar o Alfa até ao Porto para ir assitir ao concerto da Ivete e depois vou dizer-lhe olá. Sinceramente ainda não sei a que horas vou voltar, só sei que às 9.30 de quarta tenho que estar no work para continuar a vender publicidade.

P.S. Cita, Flor e Gui: Roam-se de inveja! Podia não saber as músicas dela de cor, mas sou eu que a vai conhecer! Ah Ah! Eu depois deixo ponho aqui uma foto dela para vocês verem como eu sou uma bitch com sorte!

quinta-feira, outubro 28, 2004

O absurdo da actualidade

Estes últimos dias têm sido profícuos em alarvidades, baboseiras e situações perfeitamente absurdas, de entre as quais destaco as seguintes:
  • O Prof. Marcelo saiu da TVI em condições algo estranhas. Agora o Pais do Amaral diz que não ouve pressão nenhuma e o ex-comentador diz exactamente o contrário, chegando mesmo a afirmar que o Presidente da Média Capital terá convidado o professor a repensar a orientação das suas intervenções, num prazo de duas semanas. O iluminado Luís Felipe Menezes veio dizer que um dos dois está a mentir...ninguém diria!

  • Enquanto por todo o mundo assistimos a esforços de várias democracias por reconhecerem o direito dos homosseuxais ao casamento (sendo já possível na Espanha casamentos entre pessoas do mesmo sexo), nos Estados Unidos está em vias de ser aprovada uma emenda que proíbe estes casamentos e até as uniões de facto. O país conhecido como "a terra das oportunidades" volta a dar um arzinho da sua graça. Claro, isto já para não falar nas ridículas formas de voto das eleições presidenciais.

  • Num site norueguês está a ser feito um peditório que irá ser usado para um prémio que será entregue a quem matar George Bush - ando a ver se consigo descobrir qual é site, para o caso de haver alguém interessado...

quarta-feira, outubro 27, 2004

Sem comentários

Hoje venho aqui partilhar convosco duas alarvidades que me deixaram sem palavras:

  1. Num dos spots da TSF é promovido um programa que a rádio vai transmitir onde é abordada a opinião de alguns portugueses residentes nos Estados Unidos acerca dos candidatos presidenciais. Uma das pessoas que ouvimos nesse spot é uma senhora que diz a seguinte pérola: "Eu acho que o Bush está a fazer um bom trabalho em fazer a guerra lá. Sempre é melhor ter as bombas a caírem nos filhos dos outros do que nos nossos filhos!"
  2. Por outro lado, temos o comissário designado Rocco Buttiglione, a quem foi atribuido o pelouro da Justiça e Assuntos Internos e que disse que "a homossexualidade é um pecado e que a função essencial das mulheres é terem crianças".

terça-feira, outubro 26, 2004

Professores e saúde II

A tão prometida continuação chegou:
O sistema de saúde em Portugal é mau, mas isso toda a gente sabe. Felizmente tenho sido uma sortuda nesse aspecto e o facto de, durante toda a minha vida, ter sido beneficiária dos serviços sociais a que o meu pai tem direito é uma benesse à qual, infelizmente, apenas uma minoria tem direito.
Agora que estou a entrar no mercado de trabalho esse benefício vai acabar e confesso que passar a recorrer ao Serviço Nacional de Saúde me assusta um pouco.
Porém este post não foi motivado por esta preocupação narcisista, mas sim por uma das mais recentes ideias de "justiça social" do nosso Primeiro Ministro.
Recentemente Santana Lopes anunciou que há a possibilidade de as pessoas começarem a pagar diferenciadamente pelos cuidados de saúde. Até aqui tudo bem, aplaudo e concordo que quem tem muito deva pagar uma percentagem dos serviço superior à que é paga por quem tem muito pouco ou nada.
A questão é que os escalões podem vir a ser calculados pelas declarações do IRS e, na minha opinião, isto é ridículo. Ainda se vivessemos num país onde a fuga aos impostos fosse residual...mas todos sabemos que não é assim.
Ou seja, quem já está habituado a enganar o Estado vai ser beneficiado e aqueles que, como os meus pais, ainda pagam o que devem vão ser prejudicados e acabar a pagar por si e pelos outros.
Justiça social ou incentivo à fuga fiscal?

Sonhos

Lembram-se quando há uns tempos atrás contei que me acontece, frequentemente, acordar logo após a um sonho e passar o dia todo a lembrar-me disso?
Pois esta noite foi isso que se passou. Acordei a meio da noite sentada na cama porque tinha alguém a chamar-me. Não me lembro da cara da pessoa, mas quando despertei foi com a nítida sensação de que estava mesmo alguém aos pés da minha cama a chamar-me.
Talvez este sonho tenha a ver com o facto de ter acabado de ler um livro em que, por vezes, os sonhos se misturavam com a realidade. O personagem principal tinha sonhos em que se cruzava com pessoas do mundo dos mortos e dos vivos e durante o dia, muito depois de ter acordado, continuava a ver algumas pessoas do mundo dos mortos. As personagens apareciam para lhe dar recados, para o ajudar a sair da escuridão ou a pedir que ele os ajudasse a sair da escuridão.
Claro que tendo uma imaginação fértil, comecei logo a pensar se seria algum recado e quem seria que me chamava. Depois a céptica vem ao de cima e pensa "foi só um sonho, esquece". De qualquer forma ele continua presente...

sexta-feira, outubro 22, 2004

(suspiro)

Hoje no Metro vi o pai dos meus filhos, mas ele não me reconheceu!
Eu sei que é um pouco (completamente é a expressão adequada) parvo e foi assim que me senti, mas juro-vos que me apaixonei! Não tem qualquer explicação, mas até o meu coração começou a bater mais depressa e a respiração alterou-se.
Nem lhe ouvi a voz, mas isso permite-me imaginar e acreditar que tinha uma voz perfeita - daquelas que embalam...
Estive quase, quase para aproveitar um dos solavancos e simular uma queda para cima do menino só para lhe poder tocar.
Acreditem, sinto-me completamente parvinha. Até o meu vocabulário está a falhar porque não consigo arranjar palavras para explicar a situação.
Amor à primeira vista? Não deve ter sido porque eu fui várias estações de olhos pregados nele...
Aposto que isto tem uma qualquer explicação racional, apesar de eu não saber qual é. Talvez tenha a ver com o facto de eu andar muito sensível. Mas passou-me tudo quando vi que ele tinha aliança. De qualquer forma, sonhar não paga imposto e foi isso que eu vim a fazer hoje de manhã.

quinta-feira, outubro 21, 2004

Espantemo-nos!

Uma dúvida tem-me assaltado a mente nos últimos dias: Será que o Morais Sarmento anda a dar na branca?
Porquê?
Atentem bem nas seguintes frases do nosso Ministro da Presidência retiradas do site da TSF:
  • "deve haver uma definição por parte do poder político acerca do modelo de
    programação do operador do serviço público"
  • "o ministro defendeu a necessidade de «haver limites à independência» dos operadores públicos sob pena de ser adoptado «um modelo perverso»"

Ao lápis só lhe falta mesmo ser azul...

domingo, outubro 17, 2004

Baboseira da semana

Eu sei que é a segunda baboseira da semana, mas experimentem ler e vão perceber porque é que eu não consegui resistir a partilhá-la convosco. Desta vez trago-vos duas baboseiras de uma dupla de cómicos brilhante: Luís Filipe Vieira e George Bush.
O primeiro disse durante o Jornal Nacional de sábado à noite: "Digo isto para todos que me estão a ver aí em casa e que com certeza são todos benfiquistas..." Pois é, Luís acorda filho! O mundo não é vermelho. Nem durante os tempos em que o comunismo era fashion ... mas até isso já passou!
O outro é já um mito vivo da stand-up comedy que teima em continuar a falar e, felizmente, a descer nas sondagens.
"Depois das declarações na sequência dos debates deixei bem claro não vamos ter um Exército constituído por voluntários...ainda esta semana...(pausa- o Presidente percebe que as pessoas às volta se estão a rir)Nós vamos ter um Exército só com voluntários. Vou reformular a frase: não vamos ter recrutamento. Ao contrário daquilo que o meu adversário tem dito às pessoas e as tem assustado, vamos ter um Exército constituído apenas por voluntários".
Bush, filho, dizes uma asneirada dessas, só percebes que disseste alguma coisa errada quando as pessoas à tua volta se começam a rir e achas que o Kerry é que assusta o pessoal?

quarta-feira, outubro 13, 2004

Baboseira da semana

Eis que chega mais uma das já famosas baboseiras da semana! Rejubilemos!
Ao que parece, se continuar a chover tão pouco como tem chovido até agora vamos ter graves problemas durante o Verão. Por esse motivo, já foi anunciado que há a possibilidade de, no algarve, a água ser racionada.
Claro que as pessoas ligadas às indústrias hoteleira e da restauração já vieram dizer que essa medida é uma asneira e que vai trazer muitos prejuízos - cada um puxa a braza à sua sardinha...
Houve mesmo alguém (já não me recordo do nome do iluminado) que disse que "a água no Algarve não pode ser racionalizada".
No meu modesto entender parece-me que o tal Sr. não devia ter dito isso. Afinal se a água for "racionalizada" quer dizer que raciocina. Ou seja teríamos um novo conceito de "água inteligente" que saberia exactamente onde era necessária e deixava de haver desperdícios.
Resta saber se o Sr. não precisava, também ele, de ser racionalizado....

sábado, outubro 09, 2004

Anita e Susanita em Guimarães

Posted by Hello

A foto é cortesia da Susanita

Uns dias depois voltámos ao Alfa que nos vai levar de volta a Lisboa.
Para trás ficaram uns dias de férias e mais uma re-edição do já famoso "Passeio".
O que é que podemos dizer de Guimarães? Podemos dizer que é uma cidade fascinante, cheia de vida, história, movimento e beleza, mas ainda assim estaria muito longe de vos descrever correctamente aquela bela cidade e a boa impressão com que de lá voltei.
Para além disso aproveitei para rever uma amiga vimaranense com quem não estava há 3 anos e de quem já tinha saudades, especialmente da sua forma de estar na vida. Conheci a Teresa na minha primeira colónia (há 7 anos) e se aqueles 15 dias em Montargil me marcaram, também ela o fez. Agora prometeu que havia de vir a Lisboa para pagar a visita que ficou a dever . "Talvez nas férias..."
Após sairmos de Guimarães ainda estivemos umas horas no Porto o que deu para almoçarmos, fazer uma visita de médico à Ribeira e tirar mais fotos. Nestes dias tirei quase 100 fotos, vou concerteza recordar o Passeio com alguma facilidade.
De Guimarães trazemos memórias e piadas privadas, brincadeiras e palhaçadas, conversas sérias e momentos de nostalgia.
Foram dias de passeio e de descanso em que aproveitamos para conhecer um novo local e recuperar forças.
Lisboa aproxima-se a grande velocidade, mas nós já pensámos nos próximos Passeios: Aveiro, Ovar, Viana do Castelo, ...

P.S. Este post foi escrito no Alfa Pendular em direcção a Lisboa, enquanto a Susanita dormia como quem não via cama há duas semanas!

sábado, outubro 02, 2004

Finalmente o passeio

Pois é, há uns dias disse-vos que ía para Aveiro mas já não vou. Não foi para vos despistar, mas sim por motivos de força maior, ou seja a Pousada da Juventude estava fechada. Depois tentámos escolher outro sítio e vários nomes apareceram na mesa: Areia Branca (era demasiado próximo de casa), Ovar (a pousada estava fechada) e Mira (era demasiado campo). Todas as decisões que eu e a Susanita temos que tomar em conjunto são assim...demoradas!
Depois, já quase em estado de desespero surgiu um destino que era óbvio e que não nos tinha ocorrido: Guimarães - o berço da nacionalidade. A reserva online falhou e eu comecei a imaginar que havia algum desígnio da Providência que nos estava a impedir de ir passear. Lembrei-me de ligar para a Pousada só para desabafar e expliquei à srª que não conseguia reservar pelo telefone e ela com um tom de quem está a dizer a coisa mais óbvia do mundo e com um bonito sotaque vimaranense (eu sou maluca por sotaques) disse-me: "Então mas quer marcar pelo telefone? É isso?"
E assim foi, marquei a pousada, a Susanita comprou os bilhetes e nós vamos passear a Guimarães, como bónus vamos ter duas horas para rever o Porto e relembrar o nosso último passeio. Agora falta o mais difícil: fazer a mala e escolher o que levar, o que para mim é sempre o mais complicado.

sexta-feira, outubro 01, 2004

Presidenciais norte-americanas

Começaram ontem os debates entre Bush e Kerry. Uma série de encontros/confrontos entre os dois candidatos a presidentes dos Estados unidos.
Estes debates estão, à partida, condicionados por 31 páginas de regras acordadas entre ambas as partes e que se destinam a prevenir certas trafulhices que poderiam fazer a balança pender para um dos lados, mas estas regras existem também para proteger os candidatos, por exemplo, os pulpitos têm que estar afastados 3 metros para que não se perceba que Kerry tem mais 12 centímetros que o outro paspalho...perdão...candidato. Por outro lado os responsáveis da campanha de Bush não se podem socorrer de quaisquer artifícios que o façam parecer mais alto.
Pormenores insignificantes? Nem por isso. Recordo-vos que Nixon "perdeu" umas eleições durante os debates pois a imagem do outro candidato era muito mais sólida e estava melhor construída.
Estes debates surgem uma semana depois de terem sido divulgados os resultados de uma votação através da internet, segunda a qual Kerry ganhava com claríssima vantagem, ao contrário das sondagens oficiais em que Bush está a ganhar.
Temos que atribuir à votação da net o valor que ela tem: muito pouco, basicamente é uma curiosidade. Porém parece-me que não seria de todo descabido se o mundo pudesse ajudar a eleger o presidente dos Estados Unidos. Afinal estamos a falar de um governante que, invariavelmente, faz questão de meter o betelho e influenciar em seu proveito a política mundial. Ou seja, se os seus actos mexem com a nossa vida porque é que não havemos de ter uma palavra a dizer quando chega a altura de votar?