quinta-feira, agosto 05, 2004

Dois traços distintos

No outro dia olhei para o céu. Estava azul claro, sem nuvens, por isso não é de estranhar que aquilo que inicialmente me pareceu ser um traço de avião me tenha chamado a atenção. Fiquei durante algum tempo a olhar para ele e a pensar.
Na verdade, reparei depois, eram dois traços, de dois aviões. No príncipio fizeram a sua viagem lado a lado, sem se separarem. A certa altura começaram a afastar-se e quando chegaram ao outro lado do céu já levavam rumos diferentes.
Fez-me lembrar algo que se passou comigo.
Tinha uma amiga com quem andava sempre, íamos para todo o lado. No entanto, e avançando 7 anos, a vida levou-nos por caminhos diferentes.
Ainda existiram tentativas de re-aproximação que resultavam em curtos períodos em que parecia que tudo tinha voltado a ser como antigamente, para depois nos voltarmos a chatear ou a afastar com maior intensidade.
Depois as tentativas começaram a escassear, as discussões a piorar e as reconciliações a enfraquecerem.
Até que a última aconteceu. Parece-me que agora não há retorno e mesmo que volte a haver nunca mais vou confiar nas palavras dela quando me vier dizer "desta vez é a sério, prometo que não volto a afastar e a abandonar-te, vou mudar a minha atitude e dar-te o valor que mereces, afinal és a minha melhor amiga e sei que não agi correctamente".
Acho que desta é de vez.
De qualquer forma, acho que mais vale acabar já com algo do que andar a prolongar uma situação que se anda a arrastar há demasiado tempo. É como um golpe de misericórdia, acabar com o sofrimento do animal que está mortalmente ferido.

P.S. Este post já foi escrito há algum tempo. Apesar de morarmos lado a lado e de nos vermos de vez em quando já não nos falamos. Quando a vejo cumprimento-a, mas não passa daí. Não sei se isto alguma vez irá mudar, só sei que não tenho interesse em me dar com uma pessoa que não me dá o valor que eu acho que mereço. Acho que demorei demasiado tempo a perceber isso.

Sem comentários: