Sou uma fã do mundo helénico, penso que temos muito a aprender com aquela civilização.
Durante muito tempo não conseguia compreender como é que após os impérios helénico e romano se tinha seguido uma era tão tenebrosa como a idade média. Não fazia sentido esta ordem. Mas afinal o que não faz sentido é o ser humano.
Vi um documentário sobre os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, os originais, onde era dito que quanto mais os Jogos modernos evoluem mais se aproximam da alta fasquia deixada pelos Jogos Antigos.
Naquela altura um atleta podia sobreviver apenas do desporto. Tinha um sistema de prémios e subsídios. Mas apenas os melhores eram atletas. Competir era um prestígio e uma honra. O segundo lugar não servia para ninguém e quem fazia falsas partidas podia ser severamente chicoteado. Os atletas prestavam juramentos a Zeus e eram acompanhados por treinadores pessoais. Como é óbvio, não defendo o chicoteamento, mas quando vemos atletas a recorrerem ao doping (afinal, uma forma de batota) dá vontade de pedir penas muito mais duras.
Qualquer homem livre podia ser atleta, claro que isto tinha implicações, mas estamos a falar do séc. V a.c.
Muitos séculos mais tarde vivia-se, na Inglaterra, a época vitoriana. Durante este período o jogos passaram a ser mais "selectivos". Quem participava não podia trabalhar, nem receber qualquer prémio ou recompensa pelos seus êxitos desportivos. Não era suposto que os cavalheiros participantes se esforçassem demasiado, não ficava bem.
Os trabalhadores eram excluídos porque podiam derrotar os senhores ricos.
Os Jogos transformaram-se numa festa particular de pessoas que se exibiam, onde os melhores tempos efectuados nem sequer atingiam os mínimos actuais.
Muitos anos passaram desde então: Jogos foram boicotados por motivos políticos, atletas foram assassinados em plena Aldeia Olímpica e Jogos foram interrompidos para que a guerra não parasse.
Penso que este último facto é exemplificativo do que vos quis mostrar durante este texto, afinal, durante a época helénica a guerra era interrompida durante os Jogos Olímpicos. Estes eram considerados uma celebração da paz e era necessário assegurar a segurançã de todos os que participassem ou assistissem.
Sei que se eu vivesse naquela altura nem sequer podia votar, mas será que tínhamos que desaprender assim tanto? Será a Humanidade incapaz de acumular experiência? Será o ser humano assim tão estúpido e ignorante?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário