sábado, fevereiro 28, 2004

Botswana, esse país irmão

Recentemente ouvi na rádio que numa reportagem da Visão sobre educação se dizia que há 10 anos atrás os nossos alunos do 4º ano estavam, em termos de leitura, ao nível dos alunos do Botswana.
Um pouco preocupante, não?
Então e se eu disser que na mesma reportagem é dito que actualmente os nossos alunos do 4º ano continuam ao nível dos alunos do Botswana? O caso tornou-se mais preocupante?
Na minha opinião isto pode ter três leituras: 1. o Botswana tem um sistema educativo muito avançado; 2. Portugal e o Botswana evoluiram imenso na última década; 3. as sucessivas reformas educativas não surtiram qualquer efeito na última década e alguém se anda a encher de dinheiro e não faz um cú.
Só para perceberem melhor o alcance desta situação:o Botswana é um país da África Austral constituído quase totalmente por deserto, tem uma das mais baixas densidades populacionais do mundo, a esperança média de vida é de 37 anos e estima-se que a população diminua durante os próximos anos como consequência do alastramento da epidemia de SIDA.
O que é que vos parece? Animador, não?

Sem comentários: